Projeto

5 competências de gestão de projeto que você precisa

Cada projeto é diferente, mesmo se você estiver gerenciando o que no papel, pareça ser o mesmo projeto que a sua empresa fez no ano passado, ele vai ser diferente. Isso porque os membros da equipe envolvidos no projeto são diferentes, afinal alguns foram embora e outros chegaram, logo o ambiente de negócios é diferente. E você é diferente, afinal, você tem um ano a mais de experiência.

Assim, até mesmo projetos parecidos podem ter um resultado muito diferente. Esta é uma das grandes coisas boas sobre gestão de projetos, por esse motivo gerenciar projetos é uma carreira emocionante e uma ótima escolha.

Agora que já entendemos que tudo é diferente em projetos, existem algumas habilidades básicas que você vai usar em cada projeto. Quer se trate de organizar um pequeno evento para um punhado de executivos para a construção de um complexo centro comercial multimilionário, existem algumas habilidades críticas que todo gerente de projeto precisa em sua carreira. Aqui estão 5 habilidades que você simplesmente não pode deixar de ter.

1. Gerenciamento de tarefas

Gestão de tarefas

Os projetos são constituídos por tarefas, e ser capaz para gerenciar todas as tarefas é absolutamente essencial para um gerente de projeto. Há uma série de soluções de software de gerenciamento de tarefas para ajudar, mesmo assim, você vai precisar ter uma forte atenção nos detalhes sobre o progresso de sua equipe.

Gerenciamento de tarefas envolve a garantia de que você sabe o que está acontecendo em qualquer momento, e reorganizar as tarefas dos recursos disponíveis conforme o caso.

Utilizar um software para auxiliar esta habilidade critica ficar mais fácil é recomendado pois assim você consegue obter as atualizações de status dos colaboradores automaticamente.

2. Gestão de Equipes

Os projetos não são feitos de forma isolada, desta forma você estará liderando uma equipe, mesmo com o menor projeto. Essa equipe poderia ser apenas uma pessoa, mas essa pessoa ainda vai precisar de conselho e orientação. Você será capaz de colocar suas habilidades de gerenciamento de equipe em prática em todos os projetos.

O gerenciamento de equipe pode vir naturalmente, ou pode ser algo que você tem que trabalhar forçosamente. Ele inclui assegurar que os membros da equipe estão motivados, que eles sabem o que deve ser feito no trabalho e que têm os recursos necessários para fazer seus trabalhos.

Algumas pessoas dizem que gerenciamento de projetos é principalmente sobre a doação de todos os recursos e espaço para fazer o seu trabalho, e é isso é tudo na gestão da equipe.

Existem também alguns elementos administrativos da equipe de gestão, como feriados, ausência por doença e assegurar a recompensa e o reconhecimento para os membros de sua equipe, dentro de sua capacidade.

3. Gestão de Mudança

Gestão de Mudança

Requisitos mudam em projetos o tempo todo – é uma das coisas mais irritantes em trabalho com projetos! – Mas também pode ser muito gratificante. Afinal, as mudanças normalmente fazem um projeto melhor, como adicionar mais funcionalidades e acabar com um melhor resultado para o cliente.

Dessa forma, não devemos fugir de mudanças, mas elas precisam ser geridas de forma eficaz. As mudanças devem ser registradas, avaliadas e uma análise de impacto realizada para que você possa ver o impacto que a mudança teria sobre o cronograma, orçamento, escopo e qualidade.

Então alguém tem que tomar uma decisão sobre como incorporar esta alteração em particular para o projeto ou não. Isso é geralmente responsabilidade do patrocinador do projeto, embora ele provavelmente vai olhar para você com alguma recomendação.

A gestão da mudança é outra habilidade fundamental para o gerente de projeto. Se você pode gerenciar as mudanças de forma eficaz você pode introduzir novos recursos e alterações no projeto com a análise completa do impacto e o mínimo de turbulência. Use o processo de mudança existente e seu log de alterações para gerir eficazmente as questões do seu projeto.

4. Gestão de Problemas

Assim como há sempre mudanças em projetos, sempre existem problemas! Alguma coisa sempre dá errado, então se isso não aconteceu em seu projeto, no entanto, é só esperar. Ele vai acontecer!

Os problemas podem variar de qualquer coisa, desde um pequeno problema de impacto, ou até mesmo um desastre de grandes proporções precisando que você convoque uma equipe de especialistas para chegar a uma solução.

Se o problema é grande ou pequeno, a gestão de problemas sempre segue o mesmo processo. Você tem que registrar o problema, avaliar o impacto e descobrir o que você poderia fazer para corrigi-lo.

Existem muitas opções, mas o caso é que você também vai precisar tomar uma decisão sobre qual opção é melhor. Se o problema é muito grande para que você possa tomar a decisão, você vai ter que fazer uma recomendação para o seu patrocinador ou para equipe de projeto e deixa-los tomarem a decisão.

Saber como lidar com os problemas quando eles surgem é outra habilidade fundamental para gerentes de projeto. Se você pode lidar com as questões com calma e profissionalismo não só irá ajudar o projeto, mas sua carreira também.

5. Apresentações

Apresentação

A habilidade final e também a ‘habilidade-chave’ na carreira de um gerente de projetos é a capacidade para realizar boas apresentações.

Haverá uma abundância de momentos em sua carreira de gerenciamento de projeto, que você vai ter que ficar de pé na frente de um grupo e dar uma pequena palestra. Seja um workshop levantamento de requisitos, na frente de 20 membros da equipe do projeto, ou durante uma conferência de pessoal na frente de milhares de pessoas.

De qualquer forma, técnicas de apresentação são críticas como a capacidade de apresentar bem mostra que você tem confiança e habilidades de falar em público e vai ajudar a desenvolver a sua carreira. Muitas, mas muitas pessoas acham que falar em público é um pensamento assustador, mesmo que seja apenas na frente de um pequeno grupo de pessoas que você conhece.

Na verdade, falar para uma plateia de colegas muitas vezes é mais assustador do que falar com estranhos. Afinal, você não vai ver os estranhos novamente!

Se você cometer um erro na frente de seus colegas você vai ter que enfrenta-los na manhã seguinte. E na manhã seguinte. E na manhã seguinte, até que a notícia de seu acidente na apresentação acabe. Não se preocupe – você pode aprender boas habilidades de apresentação e você pode ficar melhor com o tempo e a prática.

Quais outras competências você considera essenciais para o gerente de projetos?

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Coimbra, PMP

CEO do portal, apaixonado por gestão de projetos, metodologias, minha família, professor, consultor, certificado PMP, Six Sigma White Belt.


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