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3 erros que praticamente eliminam suas chances de conseguir um novo emprego

Na busca por um novo emprego existem 3 fatores que se não tiverem a devida atenção podem fazer um profissional perder muitas boas oportunidades no mercado:

1. Não ter um resumo matador no currículo

Com tanto profissional em busca de emprego, um recrutador pode precisar ler dezenas (e até centenas) de currículos para uma única vaga. Com isso o tempo que o recrutador passa em cada currículo tem sido cada vez menor. Um currículo pode ter uma breve seção inicial onde o candidato faz um resumo de quem é como profissional.

Imagine o resumo como sendo o trailer de um filme. Quando você vai assistir um filme geralmente quer ver antes o trailer para saber se terá interesse em ver o filme. Com o resumo do currículo é a mesma coisa, funciona como um trailer da sua carreira profissional.

É uma ótima forma de passar para o recrutador quem você é como profissional ajudando o trabalho dele e isso irá melhorar suas chances de ser chamado para uma entrevista.

2. Não usar o networking de forma eficaz

Quando algum amigo seu te indica ver um filme pode ser que você assista sem mesmo ver o trailer. Com o aumento da quantidade de profissionais em busca de um novo emprego, as empresas estão cada vez mais preferindo receber indicações de profissionais.

E ativar o networking é uma questão de estratégia de relacionamento pessoal. É diferente de aplicar diretamente para vagas pois quando tratamos da nossa rede de contatos estamos falando de pessoas, e essas pessoas precisam de um relacionamento antes de indicarem alguém para uma vaga.

Assim como quando conhecemos alguém novo no nosso círculo de amizades, precisamos pelo menos de uma breve conversa antes de pedir algum favor.

Felizmente através do LinkedIn podemos criar e ampliar nossa rede de contatos e também podemos trocar mensagens para iniciar essa conversa para deixar a outra pessoa pronta para o pedido de indicação.

3. Não falar seu diferencial na entrevista de emprego

Quando o gestor da vaga entrevista os candidatos ele está em busca de informações para ajudá-lo a tomar a decisão de qual candidato é a melhor escolha. E para isso ele conta com diversos fatores, não apenas o ‘tamanho’ da experiência do candidato. E muitas vezes o gestor fica em dúvida quanto a dois ou três candidatos.

Um fator que pode fazer um candidato se destacar dentre seus concorrentes é o seu diferencial. Muita gente sequer deixa claro seu diferencial na entrevista. Todo mundo tem um diferencial, algo que o profissional faz bem, que é uma característica própria da pessoa, que faz o profissional realizar um bom trabalho.

É essa característica que o gestor precisa escutar, de forma clara e direta. Dessa forma isso ficará marcado na mente dele(a) e será usado quando for tomar a decisão por qual candidato contratar. Muitas vezes só o fato do candidato deixar claro seu diferencial já pode render a contratação.

Próximos passos…

O Marco Enes vai fazer uma palestra online exclusiva (e gratuita) onde vai explicar as 3 melhores táticas que você pode usar para ser chamado para entrevistas e conseguir o emprego que deseja.

Eventbrite - Webinar: 3 TÁTICAS INFALÍVEIS para conseguir um MELHOR EMPREGO em TI

Marco Enes, PMP

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